UMA SURPRESA DESAGRADÁVEL
É pessoal, o mundo é cheio de surpresas, estava tudo bem em minha casa e do nada meu filho aparece com os olhos lacrimejando, achamos que seria algo normal e iria amanhecer melhor, que nada, olho amanheceu com um pequeno inchaço ao seu redor.
Como moro em interior, só há oftalmologista em dias específicos, resolvi levar ele a um clínico geral, medicou colírio. Como pais, achamos que estava tudo ok, foi medicado. Amanhece o dia e o olho está pior, mais inchado e agora vermelho, impossibilitando de enxergar e colocar o colírio. Me desesperei, na pressa por atendimento, fui a um oftalmologista a quase 100km de distância. O atendimento particular e o gasto diante de todo o processo foi surreal, mas quem é pai sabe o desespero que passa na mente quando um filho está doente e nesse momento valores não existem em nossa mente.
Resultado: Após ser atendido, foi constatado celulite pré-septal, problema que nunca ouvi falar em meus 35 anos de vida, mas que na boca do médico diz ser algo normal até entre os adultos. Foi medicado um um antibiótico por 10 dias, contudo, se não apresentasse melhores em 72horas, deveria voltar para ser internado, pois demorei a procurar ajuda médica adequada. Enfim, no dia seguinte amanheceu pior, olho estava ficando roxo, mas com 48 horas os sinais de melhora começaram a aparecer e aos 10 dias após o tratamento ainda existia vestígios de vermelhidão sobre o olho, fui a uma pediatra, foi medicado com uma pomada antibiótica para concluir o tratamento e atualmente nossa paz interior retornou.
IMPORTANTE: Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado a iniciativa para procurar um médico da área específica do problema, pois o mesmo disse que se esse problema não for diagnosticado rápido, pode evoluir para celulite orbitária e em uma situação mais extrema afetar o cérebro, causando meningite, perda de visão dentre outras situações piores.
Venho alertar a todos sobre o problema, caso ocorra algo semelhante, procurem ajuda médica especializada na área urgentemente, pois é um quadro que se agrava em pouco tempo, evoluindo para uma situação extremamente séria em questão de dias.
Sobre meu filho: Graças a Deus e a todos que contribuíram durante o processo de sua recuperação ele está bem.
CELULITE PRÉ-SEPTAL
A celulite pré-septal quase sempre tem como causa uma infecção disseminada do rosto ou da pálpebra, uma picada de inseto ou animal infectado, um hordéolo (terçol) ou sinusite.
Em pessoas com celulite pré-septal, os tecidos em volta do olho ficam inchados, quentes, sensíveis ao toque e quase sempre vermelhos. Pode surgir febre. Algumas vezes, a pálpebra está tão inchada que fica difícil abrir o olho. No entanto, quando as pálpebras estão abertas, a visão e os movimentos do olho não ficam prejudicados e o globo ocular não fica saliente.
Ambas a celulite pré-septal e a celulite orbital são mais comuns em crianças. Celulite pré-septal é muito mais comum do que a celulite orbital. No entanto, a celulite orbital é mais perigosa.
CELULITE ORBITAL
A celulite orbitária é um processo infeccioso que afeta os músculos e a gordura na órbita, posterior ou profunda ao septo orbitário, não envolvendo o globo ocular. Geralmente, ela se deve a uma sinusite bacteriana subjacente. É preocupante em crianças, porque pode ser secundária a uma sinusite subjacente oculta, ou, raramente, consequência de uma disseminação bacteriêmica decorrente de uma infecção primária (por exemplo, pneumonia), e pode progredir rapidamente para celulite orbitária em crianças.
O QUE ESSE PROBLEMA PODE CAUSAR?
TRATAMENTO
FICA O ALERTA PARA TODOS.