O que é o Cardano?
Cardano é uma plataforma de contrato inteligente , semelhante à Ethereum, com foco em segurança por meio de uma arquitetura em camadas. O autodescrito “blockchain de terceira geração” é o primeiro do gênero a ser criado a partir da filosofia científica e construído com base em pesquisas acadêmicas revisadas por pares .
A equipe por trás de Cardano está criando isso tanto para o usuário final quanto para os reguladores. Eles estão tentando encontrar um meio termo que equilibre a necessidade de regulamentação com os princípios de privacidade e descentralização no centro da tecnologia blockchain.
A plataforma também usa exclusivamente o Haskell, uma linguagem de programação com alto grau de tolerância a falhas. Com o futuro relativamente desconhecido e a complexidade dos sistemas baseados em blockchain, é importante criar flexibilidade nos projetos. É quase impossível saber o que um sistema pode ter em meses ou mesmo anos, por isso é importante ter uma linguagem robusta como a Haskell, que permite uma certa margem de erro.
Ao contrário de outros projetos de criptografia, o objetivo da equipe Cardano não é revisar todo o sistema financeiro. Seu objetivo é usar a tecnologia blockchain para levar os sistemas bancários a lugares onde antes eram caros demais para implementar - especificamente o mundo em desenvolvimento.
Neste guia de Cardano, abordaremos:
Como o Cardano funciona?
ADA e Ouroboros Proof-of-Stake
História de Cardano
Negociação
Onde comprar ADA
Onde armazenar ADA
Conclusão
Recursos adicionais de Cardano
Como o Cardano funciona?
O Cardano está sendo desenvolvido em duas camadas que separam o razão dos valores da conta do motivo pelo qual os valores são movidos de uma conta para outra . Essa separação permite que os contratos inteligentes na plataforma sejam mais flexíveis. Também oferece a oportunidade de adaptar o design, a privacidade e a execução de cada contrato para se adequar mais perfeitamente a seus casos de uso específicos.
Camada de Liquidação Cardano (CSL)
A Camada de Liquidação Cardano (CSL) atua como Ledger de balanço e é a primeira camada da plataforma. Criada como uma melhoria para o Bitcoin , essa camada atua como uma criptomoeda construída a partir do informativo Ouroboros: Uma Provável Prova de Segurança do Protocolo Blockchain de Estaca, de Aggelos Kiayias.
O CSL usa um algoritmo de consenso de prova de participação para gerar novos blocos e confirmar transações. E inclui:
Dois conjuntos de linguagens de script
Um conjunto para mover valor
Um conjunto para melhorar o suporte de proteção de sobreposição
Cadeias laterais para ligar a outros livros
Vários tipos de assinaturas, incluindo assinaturas resistentes a quantum
Vários ativos emitidos pelo usuário
Escalabilidade na qual os recursos do sistema aumentam à medida que mais usuários se juntam
Camada de Computação Cardano (CCL)
A Camada de Computação Cardano ( Cardano Computation Layer - CCL) é a segunda camada da plataforma Cardano e contém as informações sobre por que as transações ocorrem . Está dentro dessa camada que os contratos inteligentes do Cardano são executados.
Como a camada de computação é desanexada do CSL, diferentes usuários do CCL podem criar regras diferentes ao avaliar as transações.
Por exemplo, você poderia criar um razão autorizado que exclua quaisquer transações que não incluam dados AML / KYC - algo que se tornará mais importante à medida que a regulamentação de blockchain continuar a aumentar.
A equipe do Cardano está criando uma nova linguagem de programação para desenvolver contratos inteligentes no CCL - Plutus . O CCL também suporta Solidity, a linguagem por trás dos contratos inteligentes da Ethereum , para aplicações de baixa garantia na plataforma.
Para ajudar os desenvolvedores, Cardano também inclui uma biblioteca de referência de código Plutus que está disponível para uso no dapps. Além disso, a equipe está criando um conjunto de ferramentas com o objetivo de verificar o código e melhorar a garantia de código.
Cadeias laterais KMZ
Cardano suporta sidechains baseados em um novo protocolo de Kiayias, Miller e Zindros (KMZ), envolvendo provas de provas de trabalho . O protocolo sidechain do KMZ permite que os fundos movam-se com segurança do CSL para qualquer CCL ou qualquer blockchain que também use o protocolo.
Com esse protocolo, ledgers com certas conformidades regulatórias podem interagir com a CSL sem precisar compartilhar os dados que precisam permanecer privados.
Carteira Daedalus
Daedalus é uma carteira de código aberto criada pela equipe Cardano. É uma carteira multi-moeda em que você pode trocar livremente entre as moedas suportadas. A carteira está começando a expansão do suporte com Bitcoin e Ethereum Classic .
A carteira também inclui uma loja de aplicativos contendo aplicativos criados pela comunidade Daedalus. Atualmente, você pode fazer o download da carteira nos sistemas operacionais Windows e MacOS, em breve linux .
ADA e Ouroboros Proof-of-Stake
A equipe de Cardano definiu que haverá um máximo de 45 bilhões de moedas ADA que serão criadas. Novas moedas entram no ecossistema e os nós validam as transações através de um algoritmo de consenso único, o Ouroboros Proof-of-Stake (PoS) .
Neste protocolo, os líderes de slots geram novos blocos no blockchain e verificam as transações. Qualquer pessoa segurando uma moeda ADA Cardano pode se tornar um líder de slot . Quando o algoritmo “Follow the Satoshi” seleciona uma moeda que você possui, você se torna um líder de slot e publica novos blocos na rede.
Seu nó faz esse processo automaticamente, para que você não precise se preocupar em verificar manualmente cada transação.
Taxas de Cardano
As taxas para transferir ADA variam e são determinadas pela seguinte equação:
taxa de transferência = a + b * tamanho .
a = uma constante atualmente igual a 0,155381 ADA
b = constantemente igual a 0.000043946 ADA / byte
tamanho = tamanho da transação em bytes
Isso significa efetivamente que a taxa mínima de transação que você pagará é 0.155381 ADA e aumentará em 0.000043946 ADA com cada aumento de bytes do tamanho da transação.
As taxas de transação de cada época são coletadas em um pool e distribuídas entre os líderes de slots apropriados. Uma época é simplesmente um período no qual os líderes de slots validam as transações. Quando uma época termina, a próxima começa imediatamente.
O Tesouro
Diferente de líderes de slots, uma porção de cada recompensa de bloco também vai para um tesouro. Se você gostaria de receber financiamento para contribuir com o ecossistema de Cardano, você precisa solicitar uma concessão através do Tesouro. Os interessados, em seguida, votam se a sua concessão é aprovada ou não, dando-lhe o financiamento. O objetivo do Tesouro é criar um ecossistema autossustentável que continue a crescer muito depois de o IOHK ter terminado o projeto.
História de Cardano
Cardano compartilha muitas de suas raízes com Ethereum. Os dois fundadores do projeto, Charles Hoskinson e Jeremy Wood, foram fundamentais para os primeiros dias da Ethereum em 2013. Depois de deixar a Ethereum, eles uniram forças em 2015 para criar a Input Output Hong Kong (IOHK), uma das empresas por trás de Cardano.
De fato, três organizações estão trabalhando juntas para desenvolver Cardano:
A Fundação
Input Output Hong Kong (IOHK)
Emurgo
A Fundação Cardano é uma organização sem fins lucrativos que atua como agente de custódia do projeto. Seu objetivo é apoiar e crescer o ecossistema de Cardano. A IOHK é uma empresa de engenharia de blockchain focada na construção do projeto atual. E a Emurgo é uma incubadora de projetos blockchain que fornece grande parte do financiamento.
A equipe arrecadou cerca de US $ 63 milhões durante quase dois anos de ICO.
Roteiro
O projeto tem um roteiro em constante evolução , mas segue um plano de cinco fases. As fases são as seguintes:
Byron - Ele inclui o desenvolvimento inicial da rede principal e funcionalidades complementares, como a carteira Daedalus. Tudo programado para essa fase é criado e a equipe está em processo de melhorias.
Shelley - Nesta fase, a rede se torna totalmente descentralizada. Os recursos aqui incluem redes de teste de delegação e pool de participações.
Goguen - A equipe está em processo de planejamento desta fase. Neste ponto do roteiro, Cardano terá uma máquina virtual, chamada IELE, semelhante à Máquina Virtual Ethereum (EVM). A plataforma também terá uma estrutura de linguagem universal para a futura tecnologia blockchain.
Basho - A equipe planeja melhorar a escalabilidade, segurança e desempenho nessa fase. Eles também implementarão Ouroboros Praos, uma melhoria para o protocolo original de Ouroboros.
Voltaire - Na fase final, Cardano implementará o modelo do Tesouro, proporcionando um ecossistema autossustentável para a rede.
As datas não são o foco aqui, pois a pressa é inimiga da perfeição.
Concorrência
Como uma plataforma de contrato inteligente, Cardano está competindo com vários projetos de criptografia semelhantes - principalmente o Ethereum. O projeto também está em concorrência com vários projetos mais recentes, com foco no desenvolvimento de contratos inteligentes, como EOS , Lisk , NEO e NEM . Fora desses concorrentes adicionais, Cardano é o segundo maior atrás da EOS.
Como mencionado anteriormente, a equipe está tentando se separar concentrando-se na escalabilidade por meio de pesquisas revisadas por pares e práticas de codificação altamente seguras . Embora essa estratégia leve a um desenvolvimento mais lento do produto, reduz bastante o risco de erros críticos e erros de detecção.
Negociação
Cardano teve uma longa OIC de setembro de 2015 a janeiro de 2017, e o token da ADA começou a ser negociado no mercado aberto em outubro de 2017.
O preço da ADA permaneceu relativamente estável até o final de novembro de 2017, quando saltou de ~ US $ 0,03 (0,00000345 BTC) para ~ US $ 0,14 (0,0000142 BTC) em 3 dias. Isso é um aumento de mais de 360% .
ADA atingiu um recorde de US $ 1,15 (~ 0,000077 BTC) no início de janeiro de 2018, mas desde então tem seguido o resto do mercado de criptomoedas para o fundo. Houve um pico em abril de 2018, aparentemente causado pelo aumento do número de bolsas listando ADA, bem como pelo lançamento do roteiro.
Infelizmente, esses tipos de anúncios provavelmente não afetarão o preço da moeda. Os maiores influenciadores positivos no preço a partir de agora provavelmente serão anúncios de parceria, conquistas do roadmap e aumento do uso da rede.
Onde armazenar ADA
Para receber a recompensa do staking, você provavelmente precisará armazenar seu ADA em uma carteira fora de uma Exchange, elas ainda poderão criar uma pool para seus clientes no futuro.
A carteira oficial da Daedalus . Atualmente, a carteira está disponível apenas no Mac e no Windows (usuários do Linux em breve), mas estima-se que uma carteira móvel no Android e no iOS seja lançada em breve.
Ledger está trabalhando com um terceiro para criar suporte ADA em seus produtos. Deve estar pronto com a implementação da fase de Shelley.
Conclusão
Cardano é um projeto ambicioso que enfrenta um grande número de problemas na indústria de criptografia. Depois de ver as potenciais falhas de segurança da Ethereum através do hack DAO e do recente fiasco da carteira Parity, é bom ver que Cardano tem um foco no escrutínio de código e nas medidas de segurança revisadas por pares.
Isso tem um custo, no entanto. Com tanta ênfase na segurança, não espere atualizações rápidas do produto . Em vez disso, você deve ver isso como um projeto de longo prazo com muito potencial.
Existem uma centena de outras funcionalidades, confira algumas delas no site do roadmap: https://cardanoroadmap.com/
Curso completo de introdução: https://whycardano.com/
Grupo no telegram: https://web.telegram.org/#/im?p=@cardanobrazil